Desde a confirmação de dois casos da doença infecciosa no município, em 14 de março último, a secretaria tem atuado para reduzir o risco de transmissão. A ação de imunização está sendo feita das 8h às 17h.
“Nós temos aumentado os esforços para formar uma barreira contra o sarampo no estado. E precisamos, mais uma vez, da ajuda da população de São João de Meriti. A vacina é a nossa maior aliada no combate a essa e várias outras doenças. Por isso, é primordial verificar a caderneta de vacinação para saber se está imunizado”, explica a secretária de Saúde do estado, Claudia Mello.
A prioridade da busca ativa e da vacinação é o público de 9 meses a 59 anos de idade que não esteja vacinado. A dose zero será aplicada, se houver necessidade, para crianças de 9 a 11 meses.
No dia 14 de março, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu a confirmação de dois casos de sarampo em São João de Meriti. Duas crianças da mesma família, menores de um ano de idade, receberam atendimento médico e passam bem. O sarampo já foi erradicado no país, mas casos pontuais da doença podem ser registrados.
Desde a notificação, o governo fluminense somou forças ao município e ao governo federal para investigar a transmissão do vírus e formar uma barreira de contenção.