A ZEISS Vision, empresa alemã líder global em tecnologia no setor óptico, lança no mês de maio a campanha “Abra os Olhos para a Miopia Infantil” com o objetivo de conscientizar pais, educadores e a sociedade em geral sobre a alta prevalência desse distúrbio visual e os seus impactos negativos no dia a dia e no futuro das crianças. A nova campanha visa fornecer informações essenciais, desmistificar conceitos e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para a saúde ocular infantil, como a ida regular ao oftalmologista
“Esse é um tema recente que cresceu aos poucos e ficou mais evidente após a pandemia, mas a conversa sobre tratamento, diagnóstico e prevenção ainda é muito embrionária. Vemos muitos casos, relatados por médicos, de crianças que perdem interesse pelos estudos ou vida social por não serem corretamente diagnosticadas”, diz Paula Queiroz, diretora de marketing e produtos da ZEISS Vision Brasil.
A miopia é um inimigo silencioso que afeta o presente e o futuro das crianças no mundo. Segundo um abrangente estudo, publicado no British Journal of Ophthalmology em setembro de 2024, no mundo, 1 em cada 3 crianças tem miopia. Já no Brasil, a AMB (Associação Médica Brasileira) estima que o número de óculos prescritos triplicou nos últimos 5 anos. “Estamos criando a campanha ‘Abra os Olhos para a Miopia Infantil' como uma bandeira para falar do tema para sociedade – oftalmologistas, pediatras, educadores, pais e todos os envolvidos com o desenvolvimento das crianças. A oftalmologia ainda não faz parte da rotina de muitas famílias, mesmo as que têm acesso à saúde privada. Por isso, é de suma importância alertarmos a sociedade sobre esse tema”, comenta Paula.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha abrange peças com fotos de crianças cobrindo um dos olhos, gesto que será usado como marca do movimento. Será um chamado para que as pessoas pensem no assunto. “Acreditamos que a informação é a chave para proteger a visão de nossas crianças. Com esta campanha, queremos capacitar pais e educadores a tomarem medidas proativas para garantir um futuro com olhos saudáveis para a próxima geração. Globalmente, a ZEISS trabalha de forma muito contundente nesse território: em 2023 lançamos as lentes MyoCare no Brasil, desenvolvidas para o gerenciamento da miopia axial. Recentemente apresentamos a terceira onda de um dos maiores estudos clínicos globais sobre o tema, analisando inclusive os resultados das lentes MyoCare em crianças de populações diversas. Como complemento o portfólio de equipamentos refrativos terá o lançamento de um biômetro, equipamento essencial para o diagnóstico correto da miopia axial, a ser comercializado em todo o país, contribuindo para gerar conhecimento, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, sintetiza Paula.
Para trazer o tema da miopia infantil mais próximo da realidade das famílias, a marca vai fazer uma série, em formato de vlog, que vai acompanhar a rotina de uma criança míope ao longo de 6 meses. “A ideia é traduzir essa linguagem técnica em um conteúdo acessível, afetivo e fácil de consumir, algo que as pessoas já estão acostumadas a acompanhar nas redes”, conta Paula. A série será dividida em três pilares principais: 1) o que é miopia, com explicações simples e visuais sobre a condição, como ela surge e por que tem aumentado entre as crianças; .2) miopia na rotina da criança, como ela impacta as atividades cotidianas — escola, lazer, esportes, uso de telas etc; 3) como a miopia afeta a vida da criança, os sentimentos, desafios e adaptações que fazem parte da jornada, tanto para a criança quanto para os pais. “Adotaremos a diversificação de formatos para potencializar a entrega da campanha, desde mídia digital multicanal, combinando formatos em redes sociais, busca, mídia programática e plataformas baseadas nos interesses do público alvo, até mídia físicas em pontos estratégicos da cidade”, finaliza Paula.
PRESENÇA NOS CINEMAS
Usando de uma tecnologia inovadora, a marca vai criar uma animação de 60 segundo feita 100% por Inteligência artificial, uma grande inovação para o mercado de desenhos animados, e que conta a história do Ladrão de Sonhos, um personagem sombrio, que ronda um grupo de crianças prejudicando seu desempenho esportivo e escolar, fazendo uma analogia a miopia infantil e crianças e seus efeitos no dia a dia. Para trazer mais impacto à mensagem, o filme terá um efeito visual que simula o desconforto da miopia, que se desfaz ao final da narrativa quando as crianças capturam o Ladrão dos Sonhos e colocam seus óculos para uma visão nítida. A peça será veiculada em cinemas do país, aproveitando os lançamentos infantis das férias escolares, além de mídias digitais. Vamos aproveitar o poder do cinema, com o lançamento de uma grande animação para impactar pais, mães e filhos”, relata Paula.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Vanessa Krunfli Haddad
[email protected]