20/09/2024 às 08h05min - Atualizada em 21/09/2024 às 00h03min

Vacinas: combate às fake news deve focar em quem tem dúvidas, diz Opas

O Brasil tem elevado as coberturas vacinais, o que mostra a força da união de instituições que se juntam para cuidar de todos, disse a representante da Opas, Socorro Gross, em evento no Recife.

Agência Brasil - Saúde
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/vacinas-combate-fake-news-deve-focar-em-quem-tem-duvidas-diz-opas




O combate às fake news envolvendo vacinação, sobretudo nas redes sociais, deve ter como foco quem tem dúvidas sobre a eficácia e a segurança das doses e não quem espalha boatos e notícias falsas. É o que defende a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross. 



“Temos que trabalhar muito, e temos que trabalhar juntos, contra essas pessoas [que espalham fake news], sabendo que não vão mudar. Mas há um outro grupo de pessoas. E são pessoas com quem ainda podemos falar porque têm dúvidas”, disse Socorro, ao participar da 26ª Jornada Nacional de Imunizações, no Recife. 



Notícias relacionadas:

“Somos mais os que acreditam que as vacinas dão certo. Alguns dizem que vacinas não são boas. Estes são poucos, mas eles falam muito. E isso chega pelas redes sociais”, destacou Socorro. “Por isso, temos que falar com as pessoas que ainda podemos mudar porque têm dúvidas. Elas precisam de informação que dá certo.”



Para a representante da Opas no Brasil, o país vive o que chamou de “momento de virada” no que diz respeito à vacinação. “Já se mostrou, ao mundo todo, que é possível, quando se tem decisão política e coordenação. Que dá certo”, disse, ao destacar que o Brasil, recentemente, deixou de integrar a lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas. 



“O Brasil tem elevado suas coberturas vacinais como nenhum outro país tem feito e mostra, novamente, a força proveniente da união, em meio a adversidades, de instituições que se juntam para cuidar de todos”, concluiu, destacando que a Opas segue como parceira do governo e de instituições brasileiras nesse processo.



*A repórter viajou a convite da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/vacinas-combate-fake-news-deve-focar-em-quem-tem-duvidas-diz-opas
Link
Notícias Relacionadas »