Dois dias após ciclone, SP ainda tem 800 mil moradores sem energia

Na cidade de São Paulo, 10% da população - cerca de 585 mil consumidores - continuam sem o serviço. Ventania derrubou mais de 330 árvores que caíram sobre a rede de cabos.

Agência Brasil - Geral
12/12/2025 08h33 - Atualizado em 13/12/2025 às 00h01




A cidade de São Paulo e sua região metropolitana ainda têm mais de 800 mil consumidores sem energia, dois dias depois da forte ventania que causou destruição em diversas localidades.



O fenômeno foi provocado pela chegada de um ciclone extratropical associado a uma frente fria e derrubou mais de 330 árvores, sendo que muitas caíram sobre a rede de cabos, cortando o fornecimento de energia.



Notícias relacionadas:

No auge do problema, a região metropolitana de São Paulo teve mais de 2,2 milhões de clientes sem energia. No final dessa quinta-feira (11), ainda havia 1,3 milhão de consumidores sem luz.



Neste momento, segundo a Enel, há 802.474 clientes sem energia. Na cidade de São Paulo esse número é de 585 mil consumidores, 10% do total. O município de Juquitiba tem 7.262 clientes sem energia, o que representa 40% do total da cidade. Embu-Guaçu, que ontem ainda tinha praticamente 100% da cidade às escuras, hoje está com 17% dos consumidores ainda sem energia. 



Sem previsão



A Enel informou que restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 1,2 milhão de clientes do total de 2 milhões de afetados. A empresa não deu uma previsão de quando os mais de 800 mil consumidores terão a energia de volta. Segundo a concessionária, há alguns casos complexos que exigem a substituição de postes e transformadores, o que demanda mais tempo de trabalho.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-12/dois-dias-apos-ciclone-sp-ainda-tem-800-mil-moradores-sem-energia
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-12/dois-dias-apos-ciclone-sp-ainda-tem-800-mil-moradores-sem-energia
Notícias Relacionadas »