Espetáculo performático que combina o elemento fogo com modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês e led, "Transcendências", do Projeto Triskle, será projetado no Largo do Araguaia - Lago Norte, em Brasília (DF) neste sábado, 25 de setembro, às 20h.
A ação acontece em parceria com o grupo Coletivo Cine Fusca e será transmitida simultaneamente via Youtube (encurtador.com.br/bgnMX). A classificação etária é livre.
Concebido originalmente para o festival Festa del Fuoco, em Stromboli (Itália), além de espaços abertos, parques e praças, o novo trabalho pretende levar a arte circense do fogo para um público diverso. Em tempos de isolamento social, a apresentação também será transmitida na fachada de espaços públicos de Olinda (PE), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF).
Em cena, os números circenses narram as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude (representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Bárbara Francesquine e Gustavo Ollitta). Através de jogos e desafios, cada “força” vislumbra nas outras a complementaridade e encontra a possibilidade de transcendência.
“Partimos da vontade de criar conexões entre bambolês, buugengs e didgeridoos, entre a corda e o fogo, e ao mesmo tempo tínhamos o desejo de ir além dos nossos limites com a pirofagia, desbravando outros caminhos”, explica Bárbara Francesquine, artista do projeto e diretora geral do espetáculo.
A obra teve ainda a colaboração da dramaturga Anna Toledo na elaboração do roteiro, que, em cooperação com os artistas, propôs provocações cênicas para sua construção.
“O grande desafio foi elaborar a criação de forma que nós três conseguíssemos executar tudo sozinhos, inclusive a parte técnica, sem ajuda de técnicos de palco”, diz Bárbara, ressaltando que a autossuficiência é essencial para a vocação itinerante do espetáculo.
No resultado final, números circenses de alta potência poética e energética exploram os recursos e limites do elemento fogo, símbolo da transformação, da luz, dos grandes desafios e ritos, em exibições que reúnem alegria e virtuosismo. A trilha de Alexandre Salomão traz temas ancestrais dialogando com beats contemporâneos, propondo uma alquimia de elementos também através da música.
O projeto“Transcendências” foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense 2020.
Projeto Triskle - Fundado em 2014, em uma co-parceria entre Bárbara Francesquine e Gustavo Ollitta, o Projeto Triskle tem como intuito explorar e expandir o vasto universo dos malabares de manipulação. A cia trabalha a partir da fusão de diferentes elementos como buugengs e bambolês, construindo uma atmosfera surreal e lúdica, enquanto brinca com ilusões de ótica e dança.
Cada espetáculo representa um jogo entre similaridades e diferenças dos artistas. Gustavo Ollitta com seus movimentos fluidos e suaves introduz ao público o mundo dos Buugengs e, por outro lado, Bárbara Francesquine recria possibilidades com bambolês, desconstruindo a referência comum que se tem deles. Juntos, combinam suas habilidades e caminham por outros equipamentos como Rollings, Aros e Corda Bamba, sempre propondo maneiras inusitadas de apresentá-los. O Projeto vem percorrendo festivais e eventos dentro e fora do Brasil, como Carnaval de Veneza (Itália), SoulVision Festival (SP), Mundo de OZ (SP), Convenção Paulista de Malabares e Circo, entre outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]