01/10/2024 às 09h39min - Atualizada em 01/10/2024 às 09h39min

PROJETO SURIÁ

O PROJETO SURIÁ em parceria com a Associação de produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Asproeste), tem como proposta promover a conscientização ecológica com vistas à preservação do Cerrado e à prevenção e combate ao desmatamento decorrente de incêndios florestais e queimadas não-autorizadas, mais especificamente na APA da Cafuringa.

Financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Projeto traz como ponto forte a Oficina Técnica de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais/Queimadas Clandestinas que será ministrada pelo Especialista em Fogo, Manoel Henrique Pires. Ele trará de seus mais de 40 anos de experiência para a capacitação e treinamento de profissionais, voluntários e chacareiros locais sobre a prevenção de incêndios florestais, segurança contra incêndios e o uso adequado de ferramentas e equipamentos de combate ao fogo. A prevenção de incêndios florestais é fundamental para reduzir os riscos de perda e minimizar os danos causados por esses eventos.


O Seu Henrique, como é mais conhecido, trabalhou no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) por 27 anos e finalizou seu tempo de serviço no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É hoje Consultor para empresas de celulose. Referência como Instrutor de Cursos de Formação de Brigadistas Florestais, tem no currículo incontáveis cursos voltados para ações de prevenção e de combate a incêndios florestais e em torno de 16 mil homens formados por ele no Brasil e em outros países. Foi o desenvolvedor de diferentes técnicas para o lidar seguro com o fogo e também dos Abafadores de Fogo, equipamentos hoje considerados essenciais por sua eficácia nos combates a incêndios.

Além desta importante oficina, a capacitação promovida pelo Projeto Suria traz outras três de extrema importância para que os fazedores do curso se sintam com mais propriedade em sua conexão com o Cerrado: Educação Ambiental: Sustentabilidade na Prática; Oficina de Manejo Agroflorestal: do Cultivo à Comercialização e Oficina de Preservação de Nascentes de Biodiversidade: Recursos Hídricos, Fauna e Flora.

A equipe conta com Pedro Henrique da Silva Pires - profissional capacitado em Primeiros Socorros, Treinamento em Condições de Meio Ambiente, Manejo, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas; com Maria da Silva Pires - Tecnóloga em Gestão Ambiental e Perita Ambiental, também capacitada em Primeiros Socorros, Manejo, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas; e com Daiane Souza Alves – Jornalista, Terapeuta Quântica, Especialista em Povos Tradicionais de Quilombos e Ativista pelo Resgate e Valorização dos Saberes Ancestrais.

As aulas do Projeto terão início no dia 05 de outubro de 2024 e seguirão por 8 (oito) sábados no período de 9h às 12h, na Asproeste. Os registros de presenças superiores à 75% garantirão os certificados. A natureza segura faz com que nos sintamos seguros também. Precisamos nos devolvermos à consciência de que somos partes no ecossistema, para que tudo seja garantido dentro de um equilíbrio a nós mesmos e às gerações futuras. 

Para maiores informações, entre em contato pelo (61) 9 8181 8113


Link
Notícias Relacionadas »