Sem Lamine Yamal (poupado) e com atuação apagada de Raphinha, o Barcelona não teve criatividade e pouco produziu, neste domingo, na derrota, por 1 a 0 para a Real Sociedad, em San Sebastián, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. O time catalão mantém a liderança, com 33 pontos, seis à frente do rival Real Madrid, que atuou 12 vezes.
A liderança isolada e os 40 gols marcados do Barcelona não intimidaram a Real Sociedad. Empurrada por sua torcida, a equipe basca demonstrou bom posicionamento defensivo e contra-ataques velozes.
No primeiro tempo, o Barcelona, em sua melhor oportunidade, teve um gol de Lewandowski anulado pelo VAR. Já a Real Sociedad foi perigosa pelo lado direito com Aramburu e Kubo, que construíra pelo menos duas boas chances de gol. Méndez, de falta, também exigiu boa defesa de Peña.
Aos 32 minutos, saiu o gol da Real Sociedad em bela finalização de Becker. As duas equipes tiveram chances, as o primeiro tempo terminou 1 a 0 para os anfitriões.
O segundo tempo começou bastante disputado. Cubarsí, de cabeça, quase empatou para o Barcelona, aos dois minutos. Aos seis, Oyarzabal só não fez o segundo da Real Sociedad porque Peña fez bela defesa.
O jogo seguiu disputado, as foi a Real que quase fez o segundo, aos 23 minutos, com Méndez, mas a bola explodiu na zaga. Barrenetxea e Óskarsson também falharam na hora de finalizar.
Nos últimos minutos, o Barcelona mesmo sem inspiração, tentou o empate, mas não teve forças diante de uma Real Sociedad que teve sua melhor apresentação na temporada.
ATLÉTICO VENCE Quatro dias depois de ter iniciado a jogada do gol que deu a vitória por 2 a 1 do Atlético de Madrid sobre o Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões, o goleiro Oblak voltou a ter papel fundamental em um gol decisivo do time de Madri, que derrotou o Mallorca por 1 a 0 neste domingo pelo Espanhol.
A construção da jogada do gol de Julian Alvarez neste domingo lembrou muito o que aconteceu em Paris. Nas duas ocasiões, Oblak defendeu uma finalização após escanteio do rival, acionou rapidamente um companheiro que, por sua vez, fez a assistência para o marcador.
As funções que quarta-feira foram cumpridas por Griezmann e Correa corresponderam em Mallorca a Giuliano Simeone e Julián Alvarez, aos 16 minutos do segundo tempo. Após uma fácil defesa em jogada aérea do Mallorca, Oblak rapidamente fez um lançamento longo com o pé para Giuliano Simeone, que partiu do campo de defesa do Atlético.
O argentino venceu os defensores Mojica e Maffeo e surgiu livre na frente do goleiro Greif, que avançou tentando diminuir o ângulo do rival. Simeone, porém, tocou para a esquerda, por onde corria o compatriota Julian Alvarez. Ele bateu de pé direito e marcou. O goleiro eslovaco reclamou muito, gesticulando após a falha de seus defensores.
"Sabíamos que seria difícil. Melhoramos um pouco no segundo tempo e conquistamos três pontos importantes. Acho que Giuliano não me viu, estávamos muito próximos um do outro. Foi um passe muito curto, mas por sorte entrou", afirmou Alvarez.
Além de iniciar a jogada do gol, Oblak também garantiu a sétima vitória do Atlético com defesas importantes no equilibrado jogo. Jogando em casa, o Mallorca teve uma leve vantagem no tempo de posse de bola (52% contra 48%), mas apresentou mais tentativas de gol. O time finalizou mais (12 a 9) e mais vezes de forma correta (6 a 2) do que os visitantes.
O Atlético de Madrid ocupa a terceira posição no Espanhol, com 26 pontos. O Mallorca tem uma das melhores defesas do Espanhol, com 10 gols sofridos, atrás apenas do Atlético (7), e ocupa a nona colocação, com 18 pontos.
Após a pausa da Data Fifa, o Atlético volta a jogar no Espanhol no dia 23 quando recebe o Alavés no Metropolitano. No mesmo dia, o Mallorca enfrenta o Las Palmas.