15/10/2024 às 10h29min - Atualizada em 16/10/2024 às 17h00min

Lentes inovadoras para óculos melhoram o desempenho e garantem o conforto visual de gamers 

ZEISS Vision oferece soluções de alta tecnologia para jogadores com diferentes idades e hábitos de jogo

GABRIEL S
Divulgação - Zeiss


O Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores. Trata-se de um público diversificado, mas com uma necessidade em comum para um bom desempenho nos jogos: visão nítida em diferentes distâncias e amplitudes. A ZEISS Vision disponibiliza lentes para óculos otimizadas para os diferentes perfis de jogadores digitais, com tecnologias que garantem acuidade, conforto e saúde visual.

A cultura gamer no país atinge de crianças a pessoas com mais de 40 anos; jogadores casuais a profissionais; usuários de smartphones, computadores e/ou consoles; todos com interesses distintos e hábitos on/offline variados. As particularidades de cada um desses grupos que pertencem ao universo gamer exigem distintos designs de lentes para a correção de distúrbios da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), que devem considerar tanto o comportamento visual quanto as mudanças anatômicas  decorrentes da idade. Esse é o diferencial das lentes ZEISS SmartLife, SmartLife Individual 3, Digital SmartLife Individual 3 e Smart Life Young. 

As lentes ZEISS também aliviam o incômodo causado pela luz azul emitida pelos dispositivos digitais. A exposição excessiva à faixa azul do espectro óptico pode levar à fadiga ocular digital, que é caracterizada por vermelhidão, dor e ardor nos olhos; visão embaçada ou dupla; ressecamento dos olhos; dor de cabeça e fotofobia. A tecnologia BlueGuard foi concebida para bloquear parte da luz azul potencialmente nociva aos olhos e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas que usam telas digitais por longos períodos, como os gamers. 


SmartLife Young - melhor visão para jogadores entre 6 e 19 anos 

As lentes de uso diário  ZEISS SmartLife Young ajudam os jovens, cujos olhos estão em desenvolvimento, a enxergarem objetos que estão longe ou perto. Elas foram especialmente otimizadas para as mudanças na visão, postura, comportamento  e anatomia de crianças e adolescentes de 6 a 19 anos. “É comum o mercado oferecer lentes de adultos para as crianças, sem considerar seu estilo de vida ao mesmo tempo digital e ativo, bem como o crescimento físico. Estes parâmetros são variáveis e precisam ser considerados no cálculo do desenho da lente”, ressalta Paula Queiroz, Diretora de Marketing da ZEISS Vision no Brasil.

Para proporcionar visão nítida em qualquer distância e em todas as direções, as lentes ZEISS SmartLife Young incorporam a tecnologia SmartView 2.0, que fornece campos de visão até 60% mais amplos que as lentes tradicionais. Trata-se de uma técnica inovadora essencial para o público infantojuvenil, que passa cada vez mais tempo conectado à internet, mas não deixa de realizar atividades ao ar livre, o que leva à alternância do uso da visão de longe, em ambientes externos, e de perto, no mundo online. Isso influencia no movimento dos olhos, que se voltam para a parte inferior das lentes dos óculos quando há a utilização de dispositivos digitais portáteis, enquanto convergem para a porção superior quando focam em objetos distantes. 

Além disso, a distância de visão exigida durante o uso de smartphones se altera de acordo com a idade. “O comprimento médio da envergadura do braço de meninos e meninas é de 127,1 cm aos 8 anos e de 175,5 cm aos 18 anos. Vemos uma relação entre esse crescimento e o aumento da distância entre os olhos e o celular, que é de 20 cm aos 6 anos e de 30 cm aos 20 anos”, explica Marcela Barreira, oftalmopediatra pela UNIFESP e neuroftalmologista pela USP.


       A tecnologia Dynamic AgeFit calcula o design das lentes ZEISS SmartLife Young em conformidade com o desenvolvimento da anatomia e morfologia facial. “Com o passar dos anos, as crianças e jovens apresentam alterações nasais e da região frontal que são relevantes para a adaptação dos óculos e lentes. A área ao redor dos olhos se aprofunda, as pupilas crescem e a distância entre elas se amplia”, enumera Marcela. 

A tecnologia Luminance Design 2.0 leva em conta o diâmetro das pupilas, o qual tem relação tanto com a idade quanto com a quantidade de luz do ambiente. Para os jovens gamers que costumam jogar em locais menos iluminados, a tecnologia garante boa visão dos detalhes e melhor contraste. 

Para jogadores acima de 19 anos

A ZEISS Vision também apresenta soluções otimizadas para gamers com mais de 19 anos. As lentes ZEISS SmartLife, projetadas para pessoas entre 20 e 30 anos, possibilitam visão sem distorções na periferia inferior da lente, o que facilita a visualização de detalhes a curta distância. A geração ZEISS SmartLife Individual 3 possui a tecnologia Intelligence Augmented Design, que potencializa o desempenho óptico das lentes ao considerar medições do rosto e posicionamento da armação do gamer. Altamente personalizadas, essas lentes são desenvolvidas a partir da combinação de 12.5 milhões de informações, que incluem dados anatômicos, fisiológicos e comportamento visual relacionado à idade. 

Já as lentes ZEISS Digital SmartLife Individual 3 são adequadas para pessoas entre 30 e 40 anos que utilizam dispositivos digitais com frequência e começam a sentir dificuldade em enxergar de perto ou apresentam fadiga visual no final do dia. Elas incorporam as tecnologias SmartView 2.0 e Intelligence Augmented Design e proporcionam uma transição suave entre as diferentes áreas de visão nítida, promovendo uma adaptação rápida e confortável às diferentes distâncias. 


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GABRIEL SANTOS DA SILVA
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