“Terra em cinzas: as queimadas de 2024” conta que este foi o ano com mais registros de queimadas desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A reportagem mostra que as temperaturas alcançaram níveis recordes e uma seca prolongada cooperou para que o fogo se alastrasse rapidamente. O programa teve reportagem de Marieta Cazarré; produção de Patrícia Araújo; reportagem cinematográfica de Rogério Verçoza; auxílio técnico de Edvan Viana; edição de texto de Carina Dourado; edição e finalização de imagens de Márcio Stuckert, e artes de Wagner Maia e Alex Sakata.
Com o primeiro lugar para "Terra em cinzas: as queimadas de 2024", é a quinta vez que o programa Caminhos da Reportagem vence um prêmio de jornalismo este ano, além de ter sido finalista em oito competições.
"O programa Caminhos da Reportagem é um dos mais tradicionais do jornalismo da emissora e as diversas premiações que concorreu e venceu este ano mostram a qualidade dos produtos da TV Brasil e do jornalismo público", destaca a diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Cidinha Matos.